• rosanaknapp@clinicaknapp.com.br Av. Rubem Berta, 1756 sala 507 - Centro - Tramandaí - RS

  • 51 21452063

A sua Clínica de Nutrição em Tramandaí

Toggle Navigation

Cirurgia Bariátrica

By Rosana Knapp agosto de 2022
cirurgia-bariatrica

A Cirurgia bariátrica é um procedimento que ajuda a perder peso, alterando a maneira como o estômago e o intestino delgado lidam com os alimentos que você come, podendo ser divididas em cirurgias restritivas, que diminuem a quantidade de alimentos comportados pelo estômago; as mistas, com pequeno grau de restrição e desvio curto do intestino, com discreta má absorção de alimentos; e disabsortivas, que reduzem a capacidade de absorção do intestino. 

 A queda de cabelo pode ser um assunto assustador não é mesmo? No entanto, é muito comum — geralmente três a cinco meses após a cirurgia — começar a reparar na queda capilar. Mas, porque isso acontece?
Isso ocorre, porque aqueles que são submetidos a bariátrica, experimentam uma perda de peso muito rápida, e maior prevalência de deficiência de nutrientes após o procedimento (como zinco, biotina, potássio, vitamina B6 ou fósforo).
Por isso, uma deficiência desses nutrientes pode danificar a raiz do cabelo, tornando os folículos fracos.
Também acontece as alterações hormonais, resultando em redução do apetite e no aumento da secreção da insulina e sua sensibilidade.
A cirurgia bariátrica costuma ser rápida, em média 90 minutos de duração. Contudo, as primeiras 24 horas são importantes. O paciente com risco cirúrgico alto e doenças associadas importantes podem ficar em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em pós-operatório imediato.

Indicações para cirurgia bariátrica:
IMC acima de 40 – independente da presença de comorbidades;
IMC de 35 a 40 – Com comorbidades (osteo-artrites, diabetes, apneia do sono, hipertensão arterial, dislipidemias, doenças cardiovasculares, doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca congestiva, fibrilação atrial, corpulmonale, cardiomiopatia dilatada, angina, infato do miocárdio, acidente vascular cerebral, angina, síndrome de hipoventilação, asma grave não controlada, osteoartroses, hérnias discais, refluxo gastroesofageano com indicação cirurgica, colecistopatia calculosa, esteatose hepática, pancreatite aguda de repetição, incontinência urinária de esforço na mulher, infertilidade masculina e feminina, disfunção erétil, síndrome dos ovários policísticos, veias varicosas e doenças hemorroidárias, hipertensão intracraniana idiopática, estigmatização social e depressão;
IMC de 30 a 35 – na presença de comorbidades que tenham obrigatoriamente a classificação ‘’grave’’ por um médico especialista na área da doença, é também obrigatória a constatação da intratabilidade clínica da obesidade por um endocrinologista.
Em relação a idade:

  • Entre 16 e 18 anos sempre que houver indicação e consenso entre a família ou  o responsável pelo paciente  e a equipe multidisciplinar.
  • Entre 18 e 65 anos sem restrições quanto a idade.
  • Acima de 65 anos com avaliação individual pela equipe multidisciplinar, considerando risco cirúrgico, presença de comorbidades, expectativa de vida e benefícios do emagrecimento.

 

 

Convênios

Atendemos IBCM, PAS/SAUDE, SULAMERICA, FUMAM OU FUNDÃO, PREFEITURA MUNICIPAL DE TRAMANDAÍ, ISSEGS, GEAP, CABERGS, AFMT, AFUMI e OAB.