
Os hábitos alimentares de um indivíduo refletem sua imagem, não só no corpo, mas também a mente que se desenvolve de acordo com a sua alimentação, por esse motivo é de extrema importância ter uma alimentação saudável e adequada com cada fase do desenvolvimento humano. Para cada fase da vida, a alimentação tem uma importância diferente, mas é essencial em todas elas. Desde a infância cada indivíduo já tem suas preferências alimentares, cabendo à família e à escola incentivarem que estes sejam os mais saudáveis possíveis, pois fatores genéticos e hereditários interferem e muito nesses hábitos. Quando a criança sai do seu lar e começa a frequentar ambientes diferentes como escola, creches, ela sofre uma intensa influência de diversas formas, pois o contato com tantas pessoas diferentes tende a levar os pequeninos a imitarem os comportamentos dos outros, tanto na questão social como na alimentar, e isto pode trazer consequências tanto positivas como negativas. Embora a alimentação e nutrição adequadas se configurem como direitos fundamentais da pessoa humana e requisitos básicos para a promoção e proteção da saúde, infelizmente ainda são pouco garantidos em nosso país.
A pirãmide alimentar
A pirâmide alimentar é um instrumento, sob a forma gráfica, que tem como objetivo orientar as pessoas para uma dieta saudável.
O Consumo de Carboidratos, Proteínas e Gorduras Diárias
O ideal de uma alimentação saudável é consumir ao longo do dia 6 porções de carboidratos como arroz, pão, massas e bolachas.
Frutas 3 a 5 vezes por dia.
Aves, carne magra, peixes, frutos do mar ou ovos 1 a 2 vezes ao dia.
Leite ou queijo, 3 vezes ao dia.
Manteiga, carnes vermelha gorda consumir esporadicamente.
Óleos vegetais saudáveis, consumir diariamente.
Verduras e legumes de 3 a 5 vezes por dia.
Leguminosas e oleaginosas, 1 a 2 vezes ao dia.
Açúcares, doces, sal, cereais refinados e refrigerantes consumir esporadicamente.
Diretoria
Rosana B. C. Knapp dos Santos
Maria Cristina Knapp dos Santos